Slider
icones 2021_Sol

Novo Imaginário com Marketing Sustentável

Nosso planeta não pode ficar pequeno demais para nós todos. É imperativo e urgente a criação de um NOVO IMAGINÁRIO que estabeleça convergência entre o marketing e a sustentabilidade e desvende significados e propósitos humanos para construir modelos de negócios que gerem bem-estar para toda a sociedade, mantenham a resiliência ambiental e garantam ao mesmo tempo retorno econômico para as organizações e seus stakeholders.

Venha conosco nesta jornada e lidere a transformação que as empresas e suas marcas precisam para sobreviverem, crescerem e perpetuarem. Colabore e assuma o compromisso com MARKETING SUSTENTÁVEL!

Diretivas do marketing para a sustentabilidade

Torna possível a coexistência entre organizações, sociedade e nosso planeta.
Inspiradas nas Leis da Robótica de Isaac Asimov

icones 2021_0

Lei ZERO

Acima de todas as coisas, uma organização não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.

icones 2021_1

1ª Lei

Uma organização não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

icones 2021_2

2ª Lei

Uma organização deve atender as necessidades da sociedade exceto nos casos que o atendimento de tais necessidades entre em conflito com as leis anteriores.

icones 2021_3

3ª Lei

Uma organização deve prosperar e proteger sua própria existência desde que isso não entre em conflito com as leis anteriores.

Estas diretivas inspiram um novo conceito para o marketing

Este novo conceito demanda uma nova forma de planejar as estratégias de marketing

Transformação do planejamento estratégico do marketing sustentável

Pensar de forma sistêmica e integrar o desenvolvimento sustentável em todas as etapas do trabalho

Cocriar e engajar diferentes stakeholders para apresentar soluções e inovações

Desenvolver processos que contribuam para o uso racional de recursos econômicos, sociais e ambientais

Reforçar os impactos positivos de cada atividade para melhorá-los

Desvendar os possíveis impactos negativos de cada atividade para mitigá-los

.

Construir resultados para marcas, gerando bem-estar para a sociedade, e em equilíbrio com o meio ambiente

Esta nova forma de planejar o marketing estabelece convergência entre o marketing e a sustentabilidade

Marketing convergente com a sustentabilidade

Marketing

Sustentabilidade

Marketing Sustentável

4Ps (produto, preço, praça, promoção)​

5 Ps (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria)

Visão sistêmica com nova dinâmica transformadora

Foco no consumidor e em suas necessidades

Foco nas pessoas e em suas necessidades

Relacionamento com gerações de clientes

Impactar os consumidores

Melhorar a vida das pessoas

Promover bem-estar para todas as pessoas

Inovação

Cocriação

Cultura da colaboração

Valor de mercado / resultado de curto prazo

Valor para a sociedade / resultado de longo prazo

Valor compartilhado / resultado ao longo de todo tempo

Missão

Valores

Propósito

Conexão

Engajamento

Partici[ação

Marca

Pegada

Significado relevante

Shareholder

Stakaholders

Todo mundo

Vender mais

Consumir melhor

Tem pra todo mundo

Esta convergência exige um modelo divergente para a criatividade.

Criatividade divergente para o marketing sustentável

3 eixos são usuais para a criatividade em marketing

“Sair da caixa” no novo contexto exige um pensamento além destes eixos

Criar soluções depende de uma visão sistêmica

#desenvolver produtos / marcas #aumentar o consumo #promover vendas #marcas com causa #ciclo de vida #economia circular #comunicação transparente #fair trade #colaboração #logística reversa #pós consumo #acesso #empresas com propósito #inteligência artificial #bigdata #internet das coisas #economia compartilhada #abundância #mundo all-line #capitalismo consciente #energia limpa #cadeia de valor sustentável #desenvolvimento local #poluição #objetivos do desenvolvimento sustentável #geração de renda #valor compartilhado #aquecimento global #diversidade #limites planetários #responsabilidade socioambiental #……………………………………………………………………

O pensamento divergente envolve novas dimensões para o marketing resolver os mais profundos dilemas da sociedade ao mesmo tempo que cria valor aos negócios.

Dimensões do marketing sustentável

Nosso trabalho de marketing transforma a gestão dos negócios e das marcas para prosperarem através de uma visão completa da dimensão do desenvolvimento sustentável

Colocar o marketing dentro da dimensão do desenvolvimento sustentável impõe uma nova dinâmica e princípios norteadores de todo o trabalho das organizações e suas marcas..

Princípios da transformação para o marketing sustentável

Accountability

Responsabilidade em todos os processos durante o ciclo de vida de produtos e serviços

Transparência

Ser e incentivar todos os envolvidos para serem transparentes através do diálogo e colaboração

Comportamento ético

Ser e incentivar todos os envolvidos a manterem a ética em todas as dimensões do negócio

Fair play

Criar e preservar um mercado que garanta competição justa e plena

Respeito aos stakeholders

Conhecer, considerar e respeitar interesses de outras partes

Respeito aos direitos humanos

Ter ciência, obedecer e encorajar a todos que respeitem os direitos humanos reconhecidos internacionalmente

Soluções inovadoras

Promover resultados mais sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços

Foco nas necessidades

Análise crítica para utilizar apenas os recursos necessários nos processos implantados

Integração

Maximizar resultados sustentáveis durante todo o ciclo de vida dos produtos e serviços

Análise de valor

Incluir na equação de valor os custos e os benefícios para a sociedade, meio ambiente e economia

Consciência dos impactos

Conhecer os impactos positivos e negativos que marcas e organizações trazem para a sociedade e meio ambiente

Melhoria contínua

Ampliar o alcance dos impactos positivos e mitigar os impactos negativos

Esta nova dinâmica e os novos princípios transformam a gestão do marketing

Diferenciais e Benefícios da Gestão do Marketing Sustentável

Gestão de Marketing
  1. Conquistar e manter clientes
  2. Criar valor aos negócios
  3. Gerenciar recursos finitos (econômicos, sociais e ambientais)
Gestão da Sustentabilidade
  1. Conquistar e manter gerações de clientes
  2. Compartilhar valor com stakeholders
  3. Gerenciar recursos como capitais que precisam de retorno
Diferenciais
  1. Relacionamento com propósito
  2. Gerar valor para toda a sociedade
  3. Substituir visão de disponibilidade para multiplicação
Benefícios
  1. Resultados de curto, médio e longo prazos
  2. Bem-estar para pessoas com lucro aos negócios
  3. Crescimento com equilíbrio socioambiental e economia de dinheiro