Este conceito estabelece uma convergência entre o marketing e a sustentabilidade.

Marketing convergente com a sustentabilidade

Marketing

Sustentabilidade

Marketing Sustentável

4Ps (produto, preço, praça, promoção)​

5 Ps (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria)

Visão sistêmica com nova dinâmica transformadora

Foco no consumidor e em suas necessidades

Foco nas pessoas e em suas necessidades

Relacionamento com gerações de clientes

Impactar os consumidores

Melhorar a vida das pessoas

Promover bem-estar para todas as pessoas

Inovação

Cocriação

Cultura da colaboração

Valor de mercado / resultado de curto prazo

Valor para a sociedade / resultado de longo prazo

Valor compartilhado / resultado ao longo de todo tempo

Missão

Valores

Propósito

Conexão

Engajamento

Partici[ação

Marca

Pegada

Significado relevante

Shareholder

Stakaholders

Todo mundo

Vender mais

Consumir melhor

Tem pra todo mundo

Esta convergência exige um modelo divergente para a criatividade.

Criatividade divergente pata o marketing sustentável

3 eixos são usuais para a criatividade em marketing

“Sair da caixa” no novo contexto exige um pensamento além destes eixos

Criar soluções depende de uma visão sistêmica

#desenvolver produtos / marcas #aumentar o consumo #promover vendas #marcas com causa #ciclo de vida #economia circular #comunicação transparente #fair trade #colaboração #logística reversa #pós consumo #acesso #empresas com propósito #inteligência artificial #bigdata #internet das coisas #economia compartilhada #abundância #mundo all-line #capitalismo consciente #energia limpa #cadeia de valor sustentável #desenvolvimento local #poluição #objetivos do desenvolvimento sustentável #geração de renda #valor compartilhado #aquecimento global #diversidade #limites planetários #responsabilidade socioambiental #……………………………………………………………………

O pensamento divergente envolve novas dimensões para o marketing resolver os mais profundos dilemas da sociedade ao mesmo tempo que cria valor aos negócios.

Dimensões do marketing sustentável

Nosso trabalho de marketing transforma a gestão dos negócios e das marcas para prosperarem através de uma visão completa da dimensão do desenvolvimento sustentável

Colocar o marketing dentro da dimensão do desenvolvimento sustentável impõe uma nova dinâmica e princípios norteadores de todo o trabalho das organizações e suas marcas..

Princípios da transformação para o marketing sustentável

Accountability

Responsabilidade em todos os processos durante o ciclo de vida de produtos e serviços

Transparência

Ser e incentivar todos os envolvidos para serem transparentes através do diálogo e colaboração

Comportamento ético

Ser e incentivar todos os envolvidos a manterem a ética em todas as dimensões do negócio

Fair play

Criar e preservar um mercado que garanta competição justa e plena

Respeito aos stakeholders

Conhecer, considerar e respeitar interesses de outras partes

Respeito aos direitos humanos

Ter ciência, obedecer e encorajar a todos que respeitem os direitos humanos reconhecidos internacionalmente

Soluções inovadoras

Promover resultados mais sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços

Foco nas necessidades

Análise crítica para utilizar apenas os recursos necessários nos processos implantados

Integração

Maximizar resultados sustentáveis durante todo o ciclo de vida dos produtos e serviços

Análise de valor

Incluir na equação de valor os custos e os benefícios para a sociedade, meio ambiente e economia

Consciência dos impactos

Conhecer os impactos positivos e negativos que marcas e organizações trazem para a sociedade e meio ambiente

Melhoria contínua

Ampliar o alcance dos impactos positivos e mitigar os impactos negativos

Esta nova dinâmica demanda a contratação de um profissional com um novo perfil. Clique aqui e conheça nossos serviços.

Gestão de negócios e marcas para a sustentabilidade