cabeçalho 22-05

Meu propósito é promover o desenvolvimento sustentável através de uma visão sistêmica e colaborativa entre o marketing e a sustentabilidade para criar prosperidade aos negócios, gerar riqueza e bem-estar para a sociedade, e manter um planeta que nunca seja pequeno demais para todas as pessoas

Marketing

Liderei agência por mais de 20 anos, planejando estratégias e campanhas de marketing para grandes marcas do mercado de empresas de diferentes portes e setores.

Sustentabilidade

Desde 2010 dedico-me a criar convergência entre marketing e sustentabilidade em todos os programas e projetos que desenvolvo, atuando em parceria com outros consultores associados

Márcio Mendes

Publicitário pela PUCCAMP; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV.

CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável, trabalha com Consultoria de Marketing & Sustentabilidade; Design e mentoria de negócios sustentáveis; Clarificação de propósito e causas para marcas e empresas; Branding; Planejamento e criação de campanhas de comunicação.

Também atua como Consultor da Mosai&CO, rede de profissionais desenvolvedora de negócios sustentáveis; como Consultor da SBM – Sustainable Business Models, startup com propósito de harmonizar negócios, pessoas e planeta para gerar valor às organizações; e como Mentor de negócios e ESG no Founder Institute, programa de aceleração de startups.

Diretor e voluntário da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais e organizações do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Empreendedor pelo Grupo Mega Share por mais de 20 anos; planejou estratégias de marketing e comunicação para mais de 70 organizações e 200 marcas, administrou grandes verbas e contratos de longo prazo que resultaram em mais de 1000 campanhas e programas executados no mercado.

Atuou como Vice Presidente de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e como Diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.

Alguns clientes atendidos durante a carreira: Red Bull, Ceras Johnson, Odebrecht, Braskem, Tigre, Dotz, Nissin, Colgate Palmolive, Chevrolet, Pernod Ricard, Coca Cola, Net, Banco Votorantin, BV Financeira, LG, Panasonic, Brown-Forman, Boni Brasil, Caixa Seguros, Cultiverde, Davene, Diageo, Dr Oetker, Cocamar, Phisalia, Banco Toyota, Bayer.

Outras iniciativas & empreendimentos

Eu colaboro com o desenvolvimento sustentável

Márcio Mendes: criando e ativando negócios desde 1996

Atendimento de mais de 70 empresas

Trabalho com mais de 200 marcas

Mais de 1000 campanhas criadas

Gestão de contratos de longo prazo

Trabalhos exportados para América Latina e Europa

150 milhões de ativações no PDV

75 milhões de amostras distribuídas

25 mil premiados em incentivos e concursos

300 mil visitas de comprador misterioso

Produção de eventos de diferentes formatos e portes

Algumas organizações atendidas com diversos trabalhos de marketing

ACUVUE
ÁGUAS PRATA
AON
BRADESCO
BANCO VOTORANTIM
BAYER
BRASKEM
BROWN-FORMAN
BUNGE

BV FINANCEIRA
CAIXA SEGUROS
CCL
CENTAURO
CHEVROLET
COCA COLA
COCAMAR
CULTIVERDE
DECATHLON

DIAGEO
DISNEY
DOTZ
DR. OETKER
DURATEX
ERICSSON
ERNST YOUNG
FLASH POWER
GATORADE

 

GREY DIRECT
HENKEL
JACQUET
JOHNSON & JOHNSON
KIBON
KIMBERLY CLARK
KRAFT
LG
LOUIS DREYFUS

MARS
NADIR FIGUEIREDO
NET
NISSIN
ODEBRECHT
PANASONIC
PERNOD RICARD
PHISALIA
PUBLICIS

PULLMAN
PURINA
RED BULL
REVLON
TAIF
TATERKA
TIGRE
W/MCCANN
WUNDERMAN

Alguns temas de palestras

  • O MARKETING SUSTENTÁVEL DA ERA DA COLABORAÇÃO: Vivemos na Era da Colaboração e isto impacta diretamente o desenvolvimento e a viabilidade dos negócios.
  • SUSTENTABILIDADE: ENTRE PEPINOS E CENOURAS: Os problemas, desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável para os negócios
  • TODAS AS CORES DO MARKETING: O marketing é verde para ser ecológico ou vermelho de vergonha por ser o mestre do consumismo? Como o marketing pinta o desenvolvimento sustentável?
  • FERRAMENTAS PARA SUSTENTABILIDADE: Um resumo das principais ferramentas para a sustentabilidade que as empresas utilizam para serem sustentáveis
  • LOJA PERFEITA (PDV HUMANIZADO): Como fornecer a melhor experiência de compra no PDV. Existem mais mistérios que a jornada do consumidor até a loja
  • AS MIOPIAS DE MARKETING DO SÉCULO XXI: Como a visão curta do marketing está levando as empresas ao fracasso, e o que fazer para voltar a enxergar o caminho
  • MARKETING + SUSTENTABILIDADE = MARKETING SUSTENTÁVEL: Marketing e sustentabilidade possuem mais coisas em comum do que imaginamos e juntos podem criar um novo modelo de desenvolvimento
  • ESTRATÉGIA DO PLANETA AZUL(*):A matriz CHIEF(*) é um modelo para descobrir propósitos significativos para os negócios para que as empresas prosperem na era da colaboração
  • MAPS(*) – MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE PEGADA SUSTENTÁVEL: Descubra os impactos positivos e negativos do seu negócio e transforme sua empresa. Exemplos de como uma empresa pode contribuir para os ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU
  • Eventos Sustentáveis: Quem acredita que o propósito de um evento sustentável se resume a controlar os impactos ambientais precisa reciclar as ideias e se engajar definidamente ao pensamento sistêmico do desenvolvimento sustentável. Marcas, empresas e pessoas dependem disso para construírem valor compartilhado e sustentável.

(*) Estratégia do Planeta Azul, matriz CHIEF e MAPS são metodologias próprias, criadas para alinhar os negócios e o marketing com o desenvolvimento sustentável.

cabecalho23_rodapenovo