Consultor de marketing sustentável

“Acima de tudo, o marketing é uma ciência humana. Sua arte é criar e manter clientes. Estenda o objetivo de marketing entre as gerações de clientes e teremos um elo entre marketing e a sustentabilidade.”

Meu propósito é promover o desenvolvimento sustentável através de uma visão sistêmica entre o marketing e a sustentabilidade, com a missão de criar prosperidade aos negócios, riqueza e bem-estar para pessoas, e um planeta que nunca seja pequeno demais para nós todos.

Mandala de serviços

Áreas de atuação

  • Modelos de negócios com propósito, colaborativo e de impacto socioambiental
  • Projetos e programas para marcas e organizações que buscam o desenvolvimento sustentável
  • Conexão do propósito da marca/organização com o trabalho de marketing
  • Desenvolvimento de causas para marcas
  • Ecoeficiência e sustentabilidade para os processos de marketing
  • Campanhas de impacto socioambiental positivo
  • Engajamento de stakeholders
  • Design sustentável de produtos, serviços e marcas
  • Alinhamento da jornada de compra com a jornada de vida dos clientes
  • Gestão de impactos do consumo e do pós consumo
  • Ativação da sustentabilidade em canais de venda (Loja Verde)
  • Logística reversa de materiais de merchandising
  • Cadeia de fornecedores sustentáveis
  • Compras Sustentáveis de MKT (ISO 20400) e Eventos Sustentáveis (ISO 20121)
  • Responsabilidade social para o marketing e a comunicação (ISO 26000)
  • Comunicação, promoção, trade marketing, eventos, mundo ALL LINE e consultoria de marketing

Jornada profissional

Empreendedor (Mega Share, Mundo Sustentabilidade, Mosai&CO), Publicitário (Puccamp), Consultor de Marketing (Madia Marketing School), Gestor de Sustentabilidade (FGV). Realizo projetos e consultoria de comunicação, marketing e sustentabilidade, e atuo como palestrante.

Ocupei a Vice Presidência de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e a Diretoria de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.

Hoje sou diretor da Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. É uma atuação voluntária, ligada diretamente ao meu propósito de promoção do desenvolvimento sustentável.

Entregas em mais de 20 anos de atuação com marketing

Atendimento de mais de 70 empresas

Trabalho com mais de 200 marcas

Mais de 1000 campanhas criadas

Gestão de contratos de longo prazo

Trabalhos exportados para América Latina e Europa

150 milhões de ativações no PDV

75 milhões de amostras distribuídas

25 mil premiados em incentivos e concursos

300 visitas de comprador misterioso

Produção de eventos de diferentes formatos e portes

Alguns temas de palestras

  • O MARKETING SUSTENTÁVEL DA ERA DA COLABORAÇÃO: Vivemos na Era da Colaboração e isto impacta diretamente o desenvolvimento e a viabilidade dos negócios.
  • SUSTENTABILIDADE: ENTRE PEPINOS E CENOURAS: Os problemas, desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável para os negócios
  • TODAS AS CORES DO MARKETING: O marketing é verde para ser ecológico ou vermelho de vergonha por ser o mestre do consumismo? Como o marketing pinta o desenvolvimento sustentável?
  • FERRAMENTAS PARA SUSTENTABILIDADE: Um resumo das principais ferramentas para a sustentabilidade que as empresas utilizam para serem sustentáveis
  • LOJA PERFEITA (PDV HUMANIZADO): Como fornecer a melhor experiência de compra no PDV. Existem mais mistérios que a jornada do consumidor até a loja
  • AS MIOPIAS DE MARKETING DO SÉCULO XXI: Como a visão curta do marketing está levando as empresas ao fracasso, e o que fazer para voltar a enxergar o caminho
  • MARKETING + SUSTENTABILIDADE = MARKETING SUSTENTÁVEL: Marketing e sustentabilidade possuem mais coisas em comum do que imaginamos e juntos podem criar um novo modelo de desenvolvimento
  • ESTRATÉGIA DO PLANETA AZUL(*):A matriz CHIEF(*)e um modelo para descobrir propósitos significativos para os negócios para que as empresas prosperem na era da colaboração
  • MAPS(*) – MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE PEGADA SUSTENTÁVEL:Descubra os impactos positivos e negativos do seu negócio e transforme sua empresa. Exemplos de como uma empresa pode contribuir para os ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU
  • Eventos Sustentáveis: Quem acredita que o propósito de um evento sustentável se resume a controlar os impactos ambientais precisa reciclar as ideias e se engajar definidamente ao pensamento sistêmico do desenvolvimento sustentável. Marcas, empresas e pessoas dependem disso para construírem valor compartilhado e sustentável.

(*) Estratégia do Planeta Azul, matriz CHIEF e MAPS são metodologias próprias, criadas para alinhar os negócios e o marketing com o desenvolvimento sustentável.