Márcio Mendes

Consultor de negócios, Marketing, Sustentabilidade e ESG

Trabalha para criar convergência entre marketing e sustentabilidade em todos os programas e projetos que desenvolve. Em 2021 fundou a MARKETING SUSTENTÁVEL, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui a ativação do marketing na jornada de ESG de seus clientes.

  • Publicitário pela PUCCAMP; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV;
  • CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável;
  • Empreendedor pelo Grupo Mega Share planejou estratégias e campanhas de marketing por mais de 20 anos para grandes marcas do mercado de empresas de diferentes portes e setores;
  • Trabalha também em parceria com: Mosai&CO Consultores, desenvolvedora de negócios sustentáveis; SBM – Sustainable Business Models, startup com propósito de harmonizar negócios, pessoas e planeta; Marcos Nakakawa da Dias + Sustentáveis;
  • É mentor do Founder Institute e advisor de startups em aceleração (Wastee, Rede Resíduo, Supereficiente, Cerebrar, entre outras);
  • Participou do grupo voluntário da ABNT que escreveu a PR 2030: ambiental, social e governança (ESG) – conceitos e diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações;
  • Atuou como Vice-presidente de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e como Diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.
  • Conselheiro da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Palestras e cursos sob demanda:

Uma nova forma de sentir, pensar e agir nos negócios

Sustentabilidade como um novo imaginário para criar prosperidade aos negócios, gerar riqueza e bem-estar para a sociedade e manter um planeta que nunca seja pequeno demais para nós todos.

O conteúdo das palestras e cursos de Márcio Mendes são feitos sob medida para estabelecer conexão e relevância com as empresas contratantes.

Palestras realizadas

  • COLGATE PALMOLIVE: Descobrindo a sustentabilidade para a prosperidade dos negócios
  • KIMBERLY CLARCK: Visão 2030 para o desenvolvimento sustentável
  • SUSTAINABLE BRANDS BRASIL: MANIFESTO 17:30
  • FOUNDER INSTITUTE: Marcou? Branding & Design para a sustentabilidade / Go-to-Market & Scale de negócios de impacto sustentável
  • BIENAL DO LIXO: A importância do ESG na estratégia corporativa
  • CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação /USP: R.I.P. Marketing – Revolution in purpose
  • UNIBES: Seminário de Economia Circular: Se tudo começa com Design como termina?
  • ONU HABITAT: The Isolator: Concentração total para criar um mundo melhor
  • EBS – Evento Business Show: Eventos sustentáveis: muito além do tapete verde
  • PHILIPS / WALITA (VERSUNI): Jornada para sustentabilidade
  • FISPAL / SUPPLY SIDE: PDV Humanizado
  • SEBRAE: PDV Humanizado
  • ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo: O Profissional do Varejo e o Desenvolvimento Sustentável
  • SINHORES – Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos: O papel do varejo na economia circular
  • FAPCON: Marketing pelo desenvolvimento sustentável
  • FMU: Ferramentas para a sustentabilidade / Comunicação para a sustentabilidade
  • UNIVERSIDADE IBIRAPUERA: Gestão de Marketing Sustentável
  • CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING – AMPRO: Sustentabilidade no mercado promocional

Iniciativas, empreendimentos, parcerias

Eu colaboro com o desenvolvimento sustentável