ROI de marketing sustentável

posted in: Sem categoria | 0
Compartilhe

formula

Tradicionalmente ROI significa return on investiment, um cálculo sobre o retorno financeiro que o capital aplicado produziu sobre investimento. Isso torna esta fórmula um cálculo exclusivamente monetário.

A visão moderna de ROI do marketing sustentável é bem maior que isso, significa return on impact. É um processo sistêmico para colocar na fórmula o retorno de todo impacto que uma empresa ou marca produz com suas atividades. O marketing é o principal responsável pelo sucesso dos negócios e qualquer atividade que exerça deve promover impactos positivos em todas as dimensões da sustentabilidade.

Calcular o ROI de marketing exige essa nova visão, que considera o mesmo peso de importância o retorno financeiro do capital aplicado, o retorno produzido para as pessoas e toda sociedade, e também o retorno sobre o meio ambiente.

Parece pouco trocar a palavra investimento para impacto. Mas é o princípio para declarar que nem tudo gira em torno de dinheiro. É o começo para desenvolver empresas e marcas engajadas em manter a resiliência do planeta e o bem-estar de todos durante todo o tempo em que negócios são realizados.

Isso exige que as empresas desenvolvam e entreguem muito mais que produtos e serviços para serem comercializados. A concepção, design, escolha da cadeia de fornecedores, processo de venda, uso e até o pós consumo devem ser mapeados em todas as dimensões da sustentabilidade. Isto permitirá que os impactos positivos do marketing sejam amplificados e os impactos negativos sejam mitigados.

Esta pegada sistêmica para o marketing credenciará as empresas para participarem da vida dos consumidores, tanto hoje como no futuro. E com certeza produzirá retorno financeiro maior aos negócios, em equilíbrio com as pessoas e o meio ambiente.

O RETURN ON IMPACT do marketing sustentável quebra o paradigma de obter lucro a todo custo e implica em trazer para os negócios empresas com propósitos e marcas com causas comprometidas em criar valor sustentável para todos.


Compartilhe