Márcio Mendes - Consultor de marketing sustentável

“Acima de tudo, o marketing é uma ciência humana. Sua arte é criar e manter clientes. Estenda o objetivo de marketing entre as gerações de clientes e teremos um elo entre marketing e a sustentabilidade.”

Meu propósito é promover o desenvolvimento sustentável através de uma visão sistêmica entre o marketing e a sustentabilidade, com a missão de criar prosperidade aos negócios, riqueza e bem-estar para pessoas, e um planeta que nunca seja pequeno demais para nós todos.

Mandala de serviços

Áreas de atuação

  • Modelos de negócios com propósito, colaborativo e de impacto socioambiental
  • Projetos e programas para marcas e organizações que buscam o desenvolvimento sustentável
  • Conexão do propósito da marca/organização com o trabalho de marketing
  • Desenvolvimento de causas para marcas
  • Ecoeficiência e sustentabilidade para os processos de marketing
  • Campanhas de impacto socioambiental positivo
  • Engajamento de stakeholders
  • Design sustentável de produtos, serviços e marcas
  • Alinhamento da jornada de compra com a jornada de vida dos clientes
  • Gestão de impactos do consumo e do pós consumo
  • Ativação da sustentabilidade em canais de venda (Loja Verde)
  • Logística reversa de materiais de merchandising
  • Cadeia de fornecedores sustentáveis
  • Compras Sustentáveis de MKT (ISO 20400) e Eventos Sustentáveis (ISO 20121)
  • Responsabilidade social para o marketing e a comunicação (ISO 26000)
  • Comunicação, promoção, trade marketing, eventos, mundo ALL LINE e consultoria de marketing

Jornada profissional

Empreendedor (Mega Share, Mundo Sustentabilidade, Mosai&CO), Publicitário (Puccamp), Consultor de Marketing (Madia Marketing School), Gestor de Sustentabilidade (FGV). Realizo projetos e consultoria de comunicação, marketing e sustentabilidade, e atuo como palestrante.

Ocupei a Vice Presidência de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e a Diretoria de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.

Hoje sou diretor da Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. É uma atuação voluntária, ligada diretamente ao meu propósito de promoção do desenvolvimento sustentável.

Entregas em mais de 20 anos de atuação com marketing

Atendimento de mais de 70 empresas

Trabalho com mais de 200 marcas

Mais de 1000 campanhas criadas

Gestão de contratos de longo prazo

Trabalhos exportados para América Latina e Europa

150 milhões de ativações no PDV

75 milhões de amostras distribuídas

25 mil premiados em incentivos e concursos

300 mil visitas de comprador misterioso

Produção de eventos de diferentes formatos e portes