As empresas da Era da Colaboração precisarão eleger propósitos maiores, colocando à frente do negócio valores que possuam reais significados para a vida das pessoas com quem desejam negociar, valores mais humanizados e condizentes com o poder que a sociedade e o planeta transferem para que possam operar.

Diante desta nova realidade, o marketing precisa compreender muito bem a transformação em curso e contribuir para que empresas e marcas com propósito possam trabalhar na Era da Colaboração. A matriz C2US pode facilitar a descoberta do estágio atual entre a proposta de valor e cultura das empresas.

fig12

A matriz possui um eixo de cultura, demonstrando a razão entre competição e colaboração existentes dentro de uma organização ou negócio, e um eixo demonstrando sua proposta de valor, variando de valor de mercado até valor sustentável. O objetivo da matriz C2US é fazer uma análise crítica e prepositiva de cenário entre a cultura da empresa e sua proposta de valor e facilitar o desenvolvimento de propósitos significativos para empresas e suas marcas.

qua6

Transf C2US

Ao reunir a cultura da colaboração como uma proposta de valor sustentável, as empresas serão os vetores para fazer com que o capitalismo cumpra seu papel de ser o melhor sistema de geração de riqueza para todos os stakeholders, não só para um seleto grupo de acionistas, e usarão o marketing como uma das principais ferramentas de gestão para acelerar a transformação do modelo de desenvolvimento humano.

TANTERIOR                                                  TPROXIMO