Philip Kotler, em entrevista concedida à revista exame em 2014, quando perguntado se o marketing havia mudado desde que ele escreveu o livro “Administração em Marketing” na década de 60, disse:

“Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Quem manda é o cliente. Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor, sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças. Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes. Isso não mudou e nunca vai mudar.” (Revista exame, edição 1070 de 6 de agosto de 2014, p. 79 – 80).

Para Kotler, os conceitos centrais do marketing não mudam e não mudarão. Mas ele ainda disse nesta entrevista que a ideia central do marketing é melhorar a vida das pessoas e não apenas vender algum produto ou serviço para elas. Esta última afirmação possui uma relação com a sustentabilidade que precisa ser investigada.

TANTERIOR                                                  TPROXIMO